menu

César DePaço foi Cônsul Honorário de Portugal para os Estados Unidos da América, durante seis anos, entre 2014 e 2020.

Enquanto Cônsul Honorário de Portugal, César DePaço representou assim o seu país de origem em Palm Coast, no estado da Flórida.

 

O que é um Cônsul Honorário de Portugal?

Um Cônsul Honorário de Portugal é o responsável pela representação, promoção e celebração de Portugal, numa determinada região do mundo.

O cargo de cônsul honorário é um cargo de responsabilidade política e diplomática, atribuído por nomeação direta.

No caso, os Cônsules Honorários são nomeados pelo governo português e devem cumprir as suas funções com integridade, profissionalismo e um profundo sentido de compromisso com os interesses nacionais de Portugal.

O título de Cônsul Honorário de Portugal foi atribuído a César DePaço em 2014 pelo então Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete – um histórico político português, membro do Partido Social Democrata (PSD).

Este é um cargo diplomático de prestígio, atribuído a César DePaço pelo seu empenho na promoção dos interesses de Portugal e dos seus cidadãos nos Estados Unidos da América.

César DePaço serviu como representante oficial e Cônsul Honorário de Portugal entre 2014 e 2020, em Palm Coast, Flórida.

Durante esses anos, César de Paço trabalhou para promover e fortalecer os laços económicos, culturais e sociais entre Portugal e o país que o acolheu: os Estados Unidos.

As responsabilidades de César DePaço enquanto Cônsul Honorário de Portugal

Enquanto Cônsul Honorário de Portugal, César DePaço ocupou um cargo significativo com várias responsabilidades importantes e desempenhou um papel muito importante para a promoção dos interesses portugueses em território norte-americano.

Importa recordar que os cônsules honorários são selecionados com base nas suas ligações pessoais e profissionais no país anfitrião, bem como pela sua experiência em áreas relevantes.

A posição diplomática de Cônsul Honorário de Portugal é, aliás, muito mais do que cerimonial: serve como uma ligação direta entre os dois países, atuando como uma ponte que aprimora as relações bilaterais e promove o entendimento mútuo.

Assim, as funções e responsabilidades de César DePaço enquanto Cônsul Honorário de Portugal ao longo dos anos foram múltiplas e variadas. Contudo, todas contribuíram para a criação de novos laços económicos, culturais e comerciais.

César DePaço discursa em celebração do 23º aniversário do Portuguese American Culture Club | César DePaço

César DePaço discursa em celebração do 23º aniversário do Portuguese American Culture Club

César DePaço oferece reconhecimentos pelo apoio das comunidades portuguesas em Palm Coast | César DePaço

César DePaço oferece reconhecimentos pelo apoio das comunidades portuguesas em Palm Coast

Cônsul Honorário, César DePaço, discursa nas celebrações do Dia de Portugal | César DePaço

Cônsul Honorário, César DePaço, discursa nas celebrações do Dia de Portugal

César DePaço discursa no Portuguese American Culture Club em feriado religioso | César DePaço

César DePaço discursa no Portuguese American Culture Club em feriado religioso

O cônsul português prestou assistência a todo o tipo de pessoas, incluindo aos cidadãos que viviam ou procuravam viajar entre os EUA e Portugal e auxiliando na resolução de quaisquer problemas que pudessem enfrentar durante a sua residência.

Fruto da sua própria experiência, César DePaço ofereceu também conselhos valiosos aos interessados em investir ou em fazer negócio nos Estados Unidos.

 

Ao mesmo tempo, o empresário atuou como um ponto de contato para empresas locais e funcionários do governo, promovendo intercâmbios comerciais e contribuindo para a construção de novos laços diplomáticos.

 

Durante os anos em que foi Cônsul Honorário de Portugal para a Flórida, César DePaço cultivou relações culturais e económicas entre ambos os países e transmitiu uma imagem positiva de Portugal.

Além disso, César DePaço puxou para si outro tipo de responsabilidades, funcionando como uma espécie de embaixador que desempenha um papel fundamental na promoção da cultura e do comércio português nos Estados Unidos e fortalecendo os laços diplomáticos entre os dois países.

 

César DePaço enquanto Cônsul Honorário de Portugal para Palm Coast, Flórida

César DePaço foi o primeiro e único cônsul honorário de Portugal para Palm Coast, na Flórida.

A missão diplomática foi atribuída a César DePaço ad honorem. A expressão, em latim, traduz-se à letra “em honra de” e significa que o cargo é honorário, sem qualquer tipo de recompensa material ou monetária.

O consulado abriu portas em abril de 2015 e o então cônsul honorário de Portugal financiou a preparação das instalações por inteiro, justificando a ação como uma oferta aos cidadãos portugueses.

Durante os anos em que esteve de portas abertas, César DePaço fez também questão de organizar as comemorações do Dia de Portugal em Palm Coast, todos os anos.

Ao longo dos anos, o cônsul honorário de Portugal recebeu a visita de altos responsáveis portugueses, incluindo o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, o Embaixador de Portugal em Washington e o ex-Ministro da Cultura.

Em 2017, o estado da Flórida viu, pela primeira vez na sua história, a bandeira portuguesa hasteada num edifício governamental. No ano seguinte, César DePaço foi homenageado pelo então governador da Flórida pelo trabalho realizado em nome da comunidade portuguesa.

A importância do título de Cônsul Honorário de Portugal

O cargo de Cônsul Honorário de Portugal é, por si só, um cargo de uma responsabilidade imensa e cuja honra orgulha qualquer pessoa que o desempenhe.

Enquanto português e luso-descendente, César DePaço atribui ao título de Cônsul Honorário de Portugal um grande significado.

É verdade que este título lhe proporcionou reconhecimento e prestígio, mas também lhe permitiu criar uma forte ligação com a comunidade portuguesa local, bem como autoridades governamentais.

Enquanto representante de Portugal nos Estados Unidos, César DePaço promoveu fortes laços económicos, culturais e comerciais entre ambos os países.

A nomeação de César DePaço para Cônsul Honorário de Portugal nos Estados Unidos da América é um testemunho das suas realizações e contribuições para a comunidade portuguesa, em geral.