menu

Depois de oferecer 100 mil euros aos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo, César DePaço, o empresário ligado ao Chega, fez hoje uma nova doação, de 12 mil euros, a outra instituição da cidade, a Associação “O Berço”.

Em comunicado, o Chega salienta que a “dádiva” foi “potenciada” por Eduardo Teixeira, o candidato do partido à Câmara de Viana do Castelo, que, esta sexta-feira, visitou a Associação “O Berço”, instituição de referência no acolhimento de crianças em situação de risco.

A visita decorreu no âmbito da campanha, sendo que, durante a visita, a direção da instituição partilhou com Eduardo Teixeira as dificuldades e desafios que enfrentam diariamente, nomeadamente a necessidade urgente de uma viatura elétrica, essencial para garantir deslocações seguras e regulares no acompanhamento das crianças e nas respostas sociais prestadas à comunidade.

Segundo o comunicado do Chega, a instituição já havia conseguido um financiamento parcial para a aquisição da viatura, mas faltavam ainda 12 mil euros que, pelas limitações financeiras da IPSS, não poderiam ser assegurados a curto prazo.
 

“Sensibilizado com a situação, Eduardo Teixeira mobilizou de imediato uma solução, através da intervenção solidária do representante português presente nas ações da campanha da empresa Summit Nutritionals International, presidida pelo empresário e filantropo César DePaço. Reconhecendo a importância do projeto e a urgência da resposta, César DePaço prontificou-se a doar os 12 mil euros em falta, completando assim o valor total necessário para a aquisição da viatura elétrica”
refere o comunicado.


Para Eduardo Teixeira, “foi um momento profundamente emocionante”. “A Associação O Berço tem uma missão nobre, que toca no coração de todos nós. Fiquei feliz por, em poucos minutos, termos conseguido resolver uma necessidade tão concreta e urgente. É mais um exemplo do que significa responsabilidade social e solidariedade. O Berço é uma instituição que merece todo o nosso respeito, apoio e admiração”, afirmou Eduardo Teixeira, citado no comunicado.

O candidato criticou ainda falta de apoio da Câmara às instituições sociais, sublinhando que “é preciso que venham beneméritos de fora para resolver problemas que o município deveria apoiar”.

“Conseguimos fazer esta ponte para uma verba que faz toda a diferença na vida desta instituição, mas que nunca deveria depender apenas da boa vontade de quem está longe. Para estas causas, nunca há dinheiro. Mas para comprar equipamentos e inaugurar obras apenas para a fotografia, há sempre orçamento disponível. É isto que tem de mudar em Viana. As prioridades têm de ser as pessoas”, aponta.

Eduardo Teixeira defende que “o trabalho das IPSS deve ser valorizado e apoiado com políticas municipais mais próximas, humanas e céleres”, prometendo que, caso seja eleito, a Câmara de Viana do Castelo terá um papel ativo de cooperação direta com estas instituições, assegurando apoios estruturais e respostas eficazes.


Ver publicação

saiba mais

Ver notícia na íntegra

saiba mais

Fonte: O Minho