menu

No programa “Jornal da Noite” emitido pelo canal televisivo SIC no passado dia 27.03.2025, apresentado pela jornalista Clara de Sousa, são levantadas suspeições e veiculadas falsidades que colocam em causa o meu bom nome e reputação, enquanto cidadão e empresário.

Ao contrário do que foi reportado no referido programa, não estive presente num almoço de apoio ao Almirante Gouveia e Melo, mas sim num almoço promovido pelo “International Club of Portugal”, do qual a minha empresa é patrocinadora, subordinado ao tema “Liderança e Ambição”, que tinha como orador convidado o senhor Almirante Henrique Gouveia e Melo e onde estiveram presentes diversas individualidades da sociedade civil.

O evento encontra-se divulgado na página do Clube e contou com a presença de vários membros da comunicação social, entre eles, a SIC, representada pelo jornalista Pedro Coelho.

Este jornalista, que me interpelou no evento, conhecia estes factos, omitiu-os na reportagem, e apesar de lhe ter transmitido a razão da minha presença, decidiu emitir uma notícia de outro teor e conteúdo, completamente falsos e que afetam negativamente os meus direitos de personalidade.

Começando pelo título em rodapé, “Presidenciais 2026 — César do Paço foi a almoço de Gouveia e Melo”, que além de não corresponder à verdade, cria de imediato no espetador uma ideia deturpada dos factos, fazendo crer que se tratava de um evento político, ao invés de um evento institucional, como o foi.

Depois, o desenrolar da notícia foi desprovida de qualquer rigor informativo e exatidão de conteúdo, não informando convenientemente os espetadores do canal acerca do evento em questão, lançando apenas insinuações e suspeitas sobre a minha pessoa, de forma absurda e completamente descabida naquele espaço noticioso.

É lamentável que o Sr. Jornalista Pedro Coelho tendo estado presente no evento e tendo-me entrevistado no mesmo, tenha criado uma notícia completamente falsa sobre o evento e sobre a minha pessoa, apenas com o intuito de denegrir a minha imagem e a minha pessoa.

Por se tratar de um assunto sensível que atinge a minha dignidade e porque urge repor a verdade dos factos, impõe-se o exercício do meu direito de resposta com a necessária retificação das insinuações e suspeições por não corresponderem à verdade.

Nada mais espero que a devida retratação.

César DePaço